Você sabe o que é ,e o que faz o profissional da Psicopedagogia?
Não sabe?
Nesse artigo abordarei o assunto de forma clara e simples para que você saiba e consiga perceber a importância desse profissional para as instituições, para as pessoas e para a sociedade em geral.
O termo psicopedagogia é um termo que não é tão novo, mas que vem ganhando destaque, visto que a pandemia evidenciou os problemas de aprendizagem que eram percebidos dentro das escolas, mas com a pausa indesejada durante a pandemia de Covid 19, se tornou visível , não somente nas escolas e nas famílias, mas o perfil ficou disponível para toda sociedade.
Familiares puderam presenciar como acontece a aprendizagem e quão complexo é esse processo e ver a importância que os professores exercem nesse cenário.
Os resultados negativos da pandemia frente a todos os setores da sociedade permanecem ainda hoje . Na educação, na saúde, na economia enfim todos os setores foram afetados.
UM BREVE RESGATE HISTÓRICO
As crianças sempre frequentaram as aulas, isso no mundo todo. Falo das crianças, pois de acordo com a idade, a legislação garante o direito de estar nas escolas, e o dever dos pais em conduzí-las a esse cenário. Os adolescentes que compõem a faixa etária em que é obrigatório estar na escola também , mas a dura realidade mostra que nem todos frequentam os bancos escolares. Isso por inúmeros fatores que não iremos apontar nesse momento, mas que é um problema social que precisa ser melhor conduzido pela políticas públicas.
Sendo assim, antes da pandemia as crianças estudavam, tinham dificuldades, umas mais outras menos. Com auxilio dos professores essas dificuldades eram vencidas ou mediadas.
Com a pandemia as crianças ficaram em casa, sem estudar formalmente como faziam antes, os pais assumiram essa tarefa e para muitos, essa tornou-se um problema, ou seja não somente para pais, mas para professores. Os pais foram mediando as atividades de forma remota, os professores trabalharam como nunca haviam trabalhado, sem hora para parar, pois agora seus celulares, emails estavam cheios de atividades recebidas, dúvidas de alunos de pais de avós. Isso gerou um acúmulo de tarefas incalculáveis, mas venceram e fizeram seu melhor.
Em relacão ao pais, muitas vezes não possuiam o conhecimento para tal, ou não dispunham de habilidades que um professor possui após frequentar anos de estudos. Os pais tentaram... foram bem... mas as crianças precisaram de mais, da interação social tão prejudicada com o isolamento.
O resultado de tudo isso chegou...
Nesse percurso de dois anos as defasagem que as crianças possuiam, tornnaram-se algo gritante, não somente visíveis para a escola, mas agora visíveis a todos.
E é ai que entra a psicopedagogia!
Sim os psicopedagogos estão num campo entre a Educação e a Saúde. Desse modo permeiam por vários campos de estudos.
A psicopedagogia vai muito além de termos, o profissional da psicopedagogia atua em vários campos como aponta Jorge Visca (1987)
A Psicopedagogia, inicialmente foi uma ação subsidiada da Medicina e da Psicologia, perfilou-se como um conhecimento independente e complementar, posuidora de um objeto de estudo - o processo de aprendizagem- e de recursos diagnósticos, corretores e preventivos próprios.
Não somente no início, mas após todo esse momento vivido por nós, a psicopedagogia tem a necessidade de compreender os sujeitos em sua singularidade e em complexa relação com o outro, dentro ou fora do contexto escolar.
Segundo Bossa (2019)
"A psicopedagogia, que nasceu da necessidade de uma melhor compreensão do processo de aprendizagem, não se basta como aplicação da Psicologia e da Pedagogia"
A psicopedagogia vai muito além de termos, o profissional da psicopedagogia analisa e estuda como a aprendizagem se processa. Como a Aprendizagem ocorre no Sistema Nervoso Central, como esse se organiza de forma anatômica, passa pelos tecidos, pelas células, neurônios e vale-se da plasticidade cerebral, que é a capacidade de modificar e se utilizar das células neuronais para executar funções das que estão lesionadas.
Diante disso a psicopedagogia pode auxiliar no processo de reabilitação em pessoas que tiveram lesão cerebral.
O psicopedagogo trabalha na estimulação das funções executivas, que são tão importantes para que as pessoas consigam realizar suas tarefas, desde as mais simples como as complexas.
O idoso também pode ser beneficiado pelo atendimento, pois é comum apresentarem com o tempo dificuldades na memória, e essas precisam ser trabalhadas e estimuladas visando a superação da(s) ausência(s) do episódio de falta de memória, que pode ser temporal ou não.
As crianças e adolescentes que demonstram insegurança e déficits na aprendizagem podem ser muito beneficiadas com as terapias.
A Psicopedagogia é transdisciplinar, ou seja, utiliza-se de vários outros campos de estudos. Como a Psicanálise, Neurologia, a Psicologia Social, Epistemologia e a Psicologia Genética, Linguística, Sociologia, Filosofia. Todos esses saberes para compreensão do processo de aprendizagem.
Contudo, se fossemos explanar todas as potencialidades da Psicopedagogia, ficaríamos escrevendo várias páginas tamanha a abrangência que ocupa.
Como ressalta Bossa. Atualmente a psicopedagogia refere-se a um saber e a um saber fazer, as condiçoes subjetivas e relacionais - em especial familiares e escolares- inibições , atrasos e desvios do sujeito ou grupo a ser diagnósticado.
Esse texto, não tem a pretensão de explicar todos os âmbitos da psicopedagogia, mas esclarecer o relevante papel da Psicopedagogia e do Psicopedagogo para com todos os contextos da sociedade.
Por Luzia de Matos. PEDAGOGA, PROFESSORA, Especialista em Psicopedagogia, Psicanálise e a Psicologia, Gestão de pessoas,Educação de Jovens e Adultos.
Referência:
Bossa, Nádia Aparecida. A Psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática . 5.ed. Rio de Janeiro: Wak editora,2019.