0 comments atendimento@phillospsicopedagogia.com.br

 Ah! as Emoções...


EMOÇÕES...


SENTIMENTO DIFÍCIL DE DESCREVER, PORÉM TÃO FÁCIL DE SE DESESTABILIZAR...

 

 

 

 


Trabalhar as emoções, é sempre um desafio, tanto para quem realiza, quanto para quem participa.As experiências são sempre ricas de relatos e vivências, que na maioria das vezes, faz com que os indivíduos se compreendam através de reflexões de suas potencialidades, propiciando para uma melhor  evolução pessoal.


Augusto Cury explica que:


Partindo do pressuposto que todo pensamento gera um sentimento e que o estilo deste sentimento (efeito) está intimamente atrelado ao estilo do pensamento que o gerou. 
Se eu penso, por exemplo, que “não vou conseguir” realizar algo, possivelmente meus sentimentos subsequentes estarão atrelados à impotência, frustração ou qualquer outro fator que sedimentará minha inércia (continuarei não fazendo algo).
Se, pelo contrário, meu pensamento me projetar positivamente como, por exemplo, “eu vou conseguir”, terei em seguida sentimentos atrelados a empoderamento, a autoconfiança e isso me impulsionará a fazer, a realizar o que tenho vontade.

 


Diante desses gatilhos, ora positivos, ora negativos, nós ficamos atrelados ao controle ou descontrole de nossas emoções, o que nos gera insegurança, medo, tiques nervosos entre outros.


Estar bem consigo e com as emoções estáveis, gera resultados positivos. Se não conseguimos isso sozinhos, precisamos de profissionais que consigam nos ajudar. Estar abertos(as) para mudanças é o primeiro passo. 


Para tal passo, temos que iniciar pela nossa motivação pessoal. Mas isso é assunto para um outro artigo.


A Dinâmica da flor facilita as relações interpessoais, ajuda as pessoas a se sentirem melhor.


Ao receber elogios, nosso cérebro desencadeira substâncias benéficas que ajudam o corpo a se sentir bem. 


A dinâmica pode ser utilizadas pelo público que se interessa pelo tema e por profissionais da educação(professores, pedagogos, coordenadores).

 

OBJETIVOS: 

Os objetivos variam de acordo com o grupo que será aplicado. Sendo objetivos principais:
♦ melhora a autoestima
♦estabelece  a união do grupo equipe estudante ou profissional;
♦ fortalece vínculos afetivos 
♦ estabelece  confiança entre os pares.  

 

 PROCEDIMENTOS 


A técnica consiste em uma carta escrita pelo profissional, mas não é uma carta qualquer!


É uma carta com procedimentos a serem seguidos para que o resultado  aconteça.


1º Momento:


♦ Confecção de uma flor, cujo miolo deve ser escrito o nome da pessoa que receberá a flor, escreve se nas pétalas elogios profissionais ou pessoais, dobra-se e coloca dentro da carta.

 

2º Momento:


♦ A pessoa  que recebe a carta, deve ser avisada que há procedimentos e que precisa segui-los, 


As palavras que compõe as frases devem ser pensadas para que   elevem a auto estima de quem recebe. Podendo conter elogios profissionais ou pessoais.

 

SUGESTÃO:


Usamos  para trabalhar os sentimentos em diferentes momentos:
♦-antes de saber o acontecimento (Ansiedade, curiosidade)
♦- durante o acontecimento (expectativa)
♦ -  após a realização  (sentimentos ao ter descoberto o que iria acontecer).

 

 EM REUNIÕES DE GRUPOS:  


Alguns cuidados devem ser tomados para evitar que pessoas sejam expostas, e se sintam acuadas   a se manifestar sem que desejem. Mas geralmente é bem aceita e gera resultados positivos.


Segue-se os passos já descritos. Cada pessoa recebe sua carta. Estabelece-se com os grupos, onde devem  ir para colocar suas flores. IMPORTANTE: Deve ser pensado antecipadamente  (vasilha com água).

Após concluída a dinâmica todos terem visto seus “ elogios” pessoais ou profissionais. Sugere-se que se estabeleça um tempo para que as pessoas falem a respeito dos sentimentos que ocorreram no decorrer da dinâmica, ou seja, antes(Ansiedade), durante e após a realização. Deixe que alguém se prontifique a iniciar a fala, evite apontar alguém no início. Pode ser montado grupos. Um grupo fala de expectativa, outro do resultado.

 UTILIZANDO COMO O APRENDENTE:
 


Na psicopedagogia, o uso com aprendente/paciente estabelece um elo de confiança entre o profissional o aprendente e a família. O paciente/aprendente leva para casa, após um atendimento, e faz abertura junto com a família.

Na sessão seguinte, é realizado uma conversa sobre os acontecimentos durante a execução da dinâmica. 


Saliento novamente:

A dinâmica é uma forma de trabalhar os sentimentos que os indivíduos demonstram. Esses, não devem se sentir pressionados. Deve ser um momento que traga sensações agradáveis, pois estará recebendo elogios e certamente emoções serão despertadas.

Diante disso, nenhuma dinâmica deve ser imposta, deve-se estabelecer diálogos antes da aplicação. Estabelecer confiança, deixando-as confortáveis. Com isso os resultados serão muito melhores.  Pessoas tímidas, ansiosas, poderão ficar incomodadas se expostas ao grande grupo, se solicitada a falar em público.
Esses fatos devem ser levados em conta, para que a dinâmica não venha produzir efeito contrário ao que se busca.

Caro Aprendente! 

Você está recebendo uma correspondência muito importante,    siga as instruções abaixo e verá o conteúdo.

Vamos lá!

Procedimentos: (seguir conforme orientação)
Ao receber este envelope você encontrará uma flor fechada: Não Abra.
1º-pegue uma vasilha funda e encha-a de água.

2º -chame todas as pessoas que você gosta ou que moram com você.

3º -pegue a sua flor fechada e coloque –a sob a água com as pétalas para cima, espere alguns momentos com calma e você verá o que irá acontecer.

VEJA O QUE IRÁ ACONTECER DEPOIS VOLTE PARA A LEITURA DA CARTA

 

4º -Viu que maravilha! Dentro do miolo está o nome da pessoa mais importante para sua família, para seus amigos, para a escola e para seus colegas.

Que no decorrer destes atendimentos, você possa refletir sobre sua influência ao redor daqueles que o cercam, para os que necessitam e têm muito carinho e muito amor por você.
                         Com carinho Psicopedagoga: Luzia      


                 

 

Caro professor (a) Educador(a)!


Você está recebendo uma correspondência muito importante, siga as instruções abaixo e verá o conteúdo.

Vamos lá!

Procedimentos: (seguir conforme orientação)
Ao receber este envelope você encontrará uma flor fechada: Não Abra.
1º-pegue uma vasilha funda e encha-a de água.

2º -chame todas as pessoas que você gosta ou que trabalha com você.

3º -pegue a sua flor fechada e coloque –a sob a água com as pétalas para cima, espere alguns momentos com calma e você verá o que irá acontecer.

VEJA O QUE IRÁ ACONTECER DEPOIS VOLTE PARA A LEITURA DA CARTA

4º -Viu que maravilha! Dentro do miolo está o nome da pessoa mais importante para sua família, para seus amigos, para a escola e para seus colegas.

Que no decorrer deste ano/período, você como“Educador(a)/professor(a)”, possa refletir sobre sua influência ao redor daqueles que o cercam, e que necessitam de muito carinho, paciência, dedicação, generosidade e muito de seu  amor.
Que Deus a abençoe todos os dias de sua vida!
Com carinho Psicopedagoga: Luzia


 Aplique com seus pares!
Incentive 
as pessoas  a se elogiarem, criar uma atmosfera de bem estar, faz toda a diferença nos ambientes.tornando-os saudáveis e com boas energias.


Estar bem consigo e com o outro dentro de suas relações, influencia nas aprendizagens, sejam elas escolares ou  profissionais.

Sucesso!

 

Por: Luzia de Matos. Psicopedagoga/ Pedagoga/Professora. Especialização em Gestão de pessoas/ Educação de Jovens e Adultos.

 


Referências: 

Uma lição de inteligência emocional com Augusto Cury 22 de fevereiro de 2019.Disponível https://kasulogroup.com/blog/augusto-cury-inteligencia-emocional/ acesso em 20 de fevereiro de 2021.
Dinâmica da flor- autor desconhecido.