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OS DESAFIOS ENFRENTADOS     

As dificuldades de aprendizagem podem surgir em algum momento da vida escolar. Muitas vezes a informação chega em primeiro momento, pelo relato realizado pelos professores, pedagogos, coordenadores pedagógicos.

 

E essas dificuldades nem sempre são percebidas pela família em um primeiro momento.Tanto a família, quanto a escola, possuem tarefas diferentes, não menos importante, e com funções específicas a cada uma. A escola e a família precisam somar forças, para juntas superar as dificuldades surgidas.

 

 Osorio (1996, pg. 81), esclarece que a família cabe oferecer à criança e ao adolescente a pauta ética para a vida em sociedade. A escola tem como papel cumprir a seguinte função:
[...] a tarefa fundamental da escola é facilitar o processo de diferenciação e individuação da criança, oferecendo uma espécie de introdução à vida social fora do âmbito doméstico, e com isso acelerando o processo de clivagem entre o indivíduo e sua matriz familiar de origem, o que é indispensável para o seu crescimento e amadurecimento.


 Assim a família não se exime da participação na vida escolar, e a ela não cabe atribuir a escola tarefas que são domésticas. Ambas são responsáveis pelo sucesso e insucesso do estudante. Ambas têm seus papéis e dentro deles suas limitações.

 

PIRES e YAEGASHI, relatam que na relação entre família e escola não há culpados.

 

Na relação família e escola, não podemos culpar ninguém. Todavia, há variáveis tanto no ambiente familiar quanto no escolar que podem dificultar e interferir no processo de aprendizagem das crianças.

 


  
Osorio (1996, pg.82) ressalta ainda que à família:
[...] a família educa e a escola ensina, ou seja, à família cabe oferecer à criança e ao adolescente a pauta ética para a vida em sociedade e à escola instruí-los, para que possam fazem frente às exigências competitivas do mundo na luta pela sobrevivência.


A família ao perceber que seu filho (a) não aprende ou apresenta um problema ou dificuldade de aprendizagem, entra num processo doloroso de aceitação, de compreensão do que está relacionado à dificuldade apresentada.

 


Aos pais, cabe a tarefa de compreender que não estão sozinhos, estar inserido nesse contexto causa muitas incertezas, inúmeras dúvidas, angústias, tristezas. Sabendo que sua atenção e envolvimento com o desenvolvimento da criança e adolescente, produz resultados positivos.

 


 Segundo Funayama (2000, pg.96,97) ressalta a importância do envolvimento dos pais no processo de desenvolvimento dos filhos:


Pode-se entender esse envolvimento como o interesse ativo dos pais na criança, o investimento de tempo e de recursos na sua criação e educação.


Isso inclui não apenas atenção aos escolares dos filhos, mas também uma postura centrada na criança. Através de seu envolvimento, os pais fornecem os recursos emocionais essenciais ao desenvolvimento de um senso de competência, tanto recursos concretos, como por exemplo, assistência nas lições de casa, que contribuem para um melhor desempenho na escola.


Esse Sentimento que muitas vezes não são compartilhados com outras pessoas. Ficando para a família, o que acaba gerando mais sofrimento. O não compartilhar, possuem vários motivos internos.

 

A sensação de que há algo errado, no início pode ser ocultado, ignorado, ou até passar despercebido. Mas com o tempo os problemas se tornam mais evidentes e podem vir afetar outros aspectos da vida do estudante como: autoestima e as emoções, gerando tristezas, e até a recusa de comparecer a  escola.


Situações como essas, interferem na dinâmica familiar, pois são muitos os aspectos que podem causar conflitos no dia a dia familiar, ter mais um problema escolar para administrar, pode ser o estopim para maiores conflitos familiares.

 

Diante do contexto de dificuldades escolares, os pais demoram um tempo para procurar um profissional que os auxilie, pois, assumir que há problemas de aprendizagem, não é nada fácil. A família não deve se culpar, e sim buscar meios que os ajudem a solucionar as queixas apresentadas.


Drouet, 2001,pág.219 esclarece que:


Assim como os alunos são diferentes entre si, eles tambem provêm de lares diferentes.Seus pais têm pensamentos, atitudes, modos de encarar a  vida,a escola e sobretudo a educaçao, completamente diversos. Seu graus de instrução, seus comportamentos e papeis sociais são diferentes, e eles ocupam diferentes posições na sociedade.


E essas diversidades produzem resultados no processo de ensino aprendizagem, é o que esclarece, Drouet, 2001,pág.22.
 


As diferenças individuais entre os aluunos , devidas à sua origem familiar, à sua educaçao no lar e à sua própria personalidade,irão produzir resultados diferentes no processo de ensino aprendizagem. 


Alguns questionamentos devem ser realizados. Qual a dificuldade que está interferindo na aprendizagem? Há fatores emocionais e físicos que podem ou que estão interferindo?


Entender que não há culpados, é o primeiro passo. A família deve buscar estar assessorada por profissionais que realize investigação das queixas, para assim intervir no processo. Auxiliando na prevenção e solução dos fracassos escolares. 
 
  


Por Luzia de Matos. PEDAGOGA, PROFESSORA, Especialista em Psicopedagogia, Psicanálise e a Psicologia, Gestão de pessoas,Educação de Jovens e Adultos.


Referências:

CAPELLA, Yagashi, Solange Franci Raimundo,2015. PIRES,Juliana Gabrichohttp://www.ppe.uem.br/publicacoes/seminario_ppe_2015/trabalhos/co_02/48.pdfacesso,em 01/04/2021.
FUNAYAMA, Carolina Araujo Rodrigues. Problemas de aprendizagem. Campinas, SP:editora Alínea,2000.

DROUET, Ruth Caribé  da Rocha. Disturbios de Aprendizagem..São Paulo. editora Ática,200.

OSORIO, L. C. Família hoje. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.