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    UTILIZANDO O JOGO TORRE DE HANÓI EM SUAS SESSÕES PSICOPEDAGÓGICAS

 

O QUE É TORRE DE HANÓI? 

A Torre de Hanói é um quebra cabeça, disposto sobre uma base de madeira, contendo 3 pinos. Sendo dois pinos reserva, utilizados para movimentar as peças. Em dos pinos  está disposto 5 discos, em ordem crescente (de cima para baixo, ou seja do menor para o maior).

Para realizar a movimentaçao dos 5 discos,será necessário 31 movimentos, sendo: 15 movimentos para iniciar a colocação nos pinos auxiliares, 15 movimentos para reorganizar os discos na ultima versão  e mais um movimentos para finalizar o jogo. Totalizando os 31 movimentos.

    

 

 REGRAS DO JOGO

Do aplicador :

 Observar e anotar pontos relevantes que dizem respeito ao desenvolvimento do indivíduo.Inclusive se esse irá tentar burlar o jogo, colocando discos menores abaixo dos discos maiores. Se o jogador não passou mais de um disco de cada vez.

 Certificar-se que essas regras estão claras para quem fará parte do jogo.

 ♦ Conhecer as regras e instruir o indivíduo antes do início do jogo.

 

 

Dos Jogadores 

 

◌ Passar todos os discos do pino que está disposto, para outro pino, usando um pino auxiliar. Sendo permitido uma jogada de cada vez.

 ♦ Passar todos os discos do pino que está disposto, para outro pino, usando um pino auxiliar.

 ♦ Nunca pode dispor um disco maior em cima de um pino menor. 

 

HABILIDADES DESENVOLVIDAS NO JOGO

 

 Desenvolve as funções executivas

♦ Desenvolve o raciocínio lógico.

 Pensamento estratégico

  Raciocínio lógico

  Autocontrole

♦ Planejamento 

O jogo torre de Hanoi é um excelente recuros para desenvolver as competências e defasagens cognitivas.

Dessa forma os jogos propiciam resultados benéficos ao desenvolvimento cognitivo, para tanto, faz-se necessário ter objetivos  bem traçados e dispor de vários momentos importantes, como:

 

Desenvolvimento do raciocínio - trabalho feito com os processos de pensamento necessários ao ato de aprender.Os jogos são muito utilizados, pois são fértéis no sentido de criarem um contexto de observação e diálogo sobre o processo de pensar e de contruir o conhecimento.Este procedimento pode promover um desenvolvimento cognitivo maior do que as escolas costumam alcançar.

Bossa,(2019,pág. 40) ao destacar o desenvolvimento do raciocinio no trabalho psicopedagógico,cita Lino de Macedo(1990), que destaca a importância dos jogos:

 

pode obter subsídios referente a forma que o sujeito constroi seu conhecimento. O ambiente acolhedor e aparentemente sem intencionalidade, gerada no avaliado, faz com que se sinta acolhido e tenha a sensação de uma  atividade prazerosa. Isso gera resultados positivos na busca de assimilaçao de novos conceitos ou na busca da investigaçao da causa de comprometimentos cognitivos.Os jogos são recursos que trazem ao indivíduo um olhar diferente para determinados momentos da aprendizagem. Através destes,o psicopedagogo,

 

 

 

Por Luzia de Matos. PEDAGOGA, PROFESSORA, Especialista em Psicopedagogia, Psicanálise e a Psicologia, Gestão de pessoas,Educação de Jovens e Adultos.

 


Referências:

Bossa,Nadia Aparecida. A Psicopedagogia no Brasil, Contribuiçoes a partir da prática / Nadia A. Bossa. 5.ed.Rio de Janeiro: Wak editora,2019.