APRENDIZAGEM E A HABILIDADE VISUAL
OS INDIVÍDUOS SÃO DIFERENTES, E APRENDEM DE FORMA DIFERENTE.
Gonçalves, 2020,pg. 50 ressalta que:
Os processos cognitivos manipulam, criam e transformam a informação e o conhecimento, e o educador precisa saber que os estímulos ambientais atuam sobre os sentidos, que registram a informação em memórias específicas, de curtso e longo prazo, que a prolongam para que a atenção filtre e deixe passar apenas aquelas mais relevantes.
O cérebro, deste ponto de vista,é como um processador central, e as unidades cognitivas os elementos a partir dos quais se realizam os processos mentais. Os sentidos são a porta de entrada para as informações processadas e arquivadas em módulos,situados em estruturas neurais fixas e diferenciadas do cérebro.
Algumas pessoas são AUDITIVAS, aprendem melhor ouvindo. Outras são VISUAIS. Aprendem melhor observando, analisando figuras, imagens e gráficos.
Temos também as SINESTÉSICAS, que aprendem quando estimuladas a tocar objetos, ter e presenciar situações concretas.
Os estímulos visuais, auditivos e sinestésicos facilitam a aquisição da aprendizagem. Quando esses recursos são contemplados nas aulas, o aprendizado ocorre com maior facilidade e de forma efetiva.
As formas de aprendizagem são abordadas por autores e denominadas por vias de aprendizagem ou estílos de aprendizagem, ambas denominações são utilizadas para nominar as habilidades de aprendizagem individuais.
Segundo Gonçalves(2020,pag.49):
Chamamos de vias preferencias de aprendizagem o uso característico dos sentidos, pelos indivíduos , no ato de aprender.Segundo essa ideia, aprendemos por difrentes vias: auditiva, visual e cinestésica.
Segundo Cavellucci e Valente(2004) apud Gonçalves (2020) ressalta que:
O termo estilo cognitivo foi cunhado por Allport(1937), desinando abordagens individuais para resolver problemas , receber e recuperar informações memorizadas.
Eles dizem que, embora autores apresentem visões redundantes ou conflitantes, deem nomes diferentes para o mesmo estilo, discordem nas definições dos conceitos de estilos , habilidades e estratégias, busquem seus próprios instrumentos de reconhecimento deles, é possível observar aspectos comuns nas suas abordagens.
APRENDIZAGEM E A HABILIDADE VISUAL
Indivíduos que aprendem através dessa habilidade, sentem a necessidade de ter contato com figuras, gráficos e tabelas. Normalmente gostam de fazer mapas mentais e esquemas para poder assimilar os conteúdos.
Estímulos visuais farão toda diferença na aprendizagem como recursos visuais, gráficos, tabelas, imagens, é algo extremamente importante para o aprendizado. Esses, poderão apresentar dificuldades no conteúdo, quando as
aulas forem faladas, baseadas somente no som da voz. Narração puramente provoca a perda de foco, a atenção poderá não ser efetiva, leitura de longos textos sem ilustrações, dificultam a atenção. Associar a imagem ao
som, produz efeito significativo.
APRENDIZAGEM E A CAPACIDADE DE OUVIR
A Capacidade de ouvir, torna a aprendizagem mais eficiente. Ouvir com qualidade, faz diferença no processo de assimilação e apropriação de conteúdo.
Um bom ouvinte, deve ser capaz de ouvir e abstrair informações de uma narração, de uma conversa, compreendendo melhor as ideias principais de um diálogo.
A escuta ativa: é um tipo de comunicação que exige do ouvinte total atenção ao que lhe é repassado. Sendo capaz de exteriorizar as conclusões após ouvir atentamente o outro.
A escuta passiva: é um tipo de comunicação, muito importante, pois o ouvinte, não interfere na fala do outro. Ouve sem julgamentos, fazendo com que a pessoa se sinta acolhida. Ao final pode ocorrer as trocas de informações entre esses, que poderão ter maior qualidade.
APRENDIZAGEM E A HABILIDADE SINESTÉSICA
Jamile Coelho diz que:
Quando criei o Perfil Cognitivo e compartilhei com a equipe do Espaço Educacional fui questionada pelo fato da palavra Cinestésico aparecer em dois lugares: nos estilos de aprendizado e nas Inteligências Múltiplas.
Pesquisando concluí que o ESTILO DE APRENDIZADO seria nomeado como SINESTÉSICO, pelos motivos:
– por associar o aprender com a exploração de todos os órgãos dos sentidos, principalmente o tato;
– por representar o aprender fazendo, com a “mão na massa;
– por estar vinculado com o significado, ou seja, o conceito aprendido estar inserido em um contexto, em uma realidade que nos rodeia e que exploramos através dos sentidos.
E que o CINESTÉSICO da Inteligência Cinestésico- corporal estaria associado à CINÉTICA, parte da física que estuda o movimento, que está bastante associada ao CORPO e à HABILIDADE MANUAL.
Sendo assim:SINESTÉSICOS: São pessoas que tem a necessidade de tocar nos objetos, cheirar, falam usando os gestos. Sentem mais a falta do toque corporal, abraços. Para esses sujeitos, aprender requer a utilização de recursos didáticos de forma concreta, ou seja, aprendem melhor tocando em objetos, utilizando materiais que os auxilie na compreensão dos conteúdos.
Alguns indivíduos dominam competências múltiplas, o que leva a uma aprendizagem com maior facilidade.
Saber qual a sua melhor forma de aprender, evita o desgaste físico e emocional. Ajuda a se conhecer melhor, mas não basta.
A eficiência dos resultados exige dedicação, rotinas de estudo, técnicas e uso da habilidade certa para aprender.
Dessa forma ocorre a aprendizagem efetiva.
Tentar aprender não levando em consideração determinadas habilidade individuais é um passo para não alcançar o sucesso, gerando angústias e desmotivação.
Indivíduos com essa habilidade apresentam a competência de sentir sensações diferentes a cada toque, a cada cheiro. Sentem mais necessidade de tocar os objetos, cheirar, sentir a textura. Tais atos, geram no cérebro
sensações, quase sempre prazerosa, que faz com que o indivíduo tenha sentimentos associados a coisas boas.
Michael Watson, professor na Carolina do Norte. Citado na reportagem da revista abril. Esclarece que:
Os estímulos facilitam a aprendizagem.
tem sinestesia, uma condição neurológica que faz com que um estímulo em um sentido provoque reações em outro, numa espécie de análise combinatória entre visão, audição, olfato, paladar e tato. Sinestetas ouvem as cores e sentem sons.
Peter Grossenbacher, neurologista americano que estuda a sinestesia. Diz que “Há sempre uma adição, nunca uma troca.
O RENDIMENTO E A RELAÇÃO COM AS HABILIDADES
Ao longo dos anos, observei o quanto essas habilidades são importantes nos estudantes. Aqueles professores que estimulam em suas aulas tais habilidades obtém resultados positivos e os estudantes conseguem aprender com mais facilidade e eficácia.
A aprendizagem efetiva é aquela que o indivíduo apresenta sucesso, para tal necessita conhecer seus bloqueios, medos, angústias, se não consegue sozinho, necessita de ajuda de um profissional que o auxilie a buscar os resultados exitosos.
Esse profissional que analisa e intervém nas dificuldades é o psicopedagogo.
As dificuldades precisam ser identificadas, analisadas para que sejam superadas. De acordo com o grau de dificuldade apresentada, requer a ajuda de uma equipe multidisciplinar para intervir e obter resultados positivos.
O caminho do sucesso está em conhecer o objeto da dificuldade, traçar técnicas que norteiem os caminhos, e corrijam tais obstáculos. Somente assim é possível ter sucesso.
APRENDIZAGEM E AS HABILIDADES DE APRENDIZAGEM
A APRENDIZAGEM NOS INDIVÍDUOS COM HABILIDADE VISUAL
Os indivíduos são diferentes no que diz respeito ao modo de aprender, sendo um ser único, que desenvolve-se com características próprias para abstração do aprendizado.
Um sujeito que apresenta habilidade visual mais desenvolvida, aprende em sua singularidade. Esse necessita ver para aprender, observar cuidadosamente os detalhes, organizar-se, e normalmente é exigente em tudo que faz.
Demonstra maior interesse e satisfação para fazer diagramas, desenhos e mapas mentais, usa cores em seus textos, grifa, risca e escreve com cores varidadas seus textos e esquemas gráficos. Sente prazer em assistir vídeos, filmes, em ver e pintar obras de arte. Adora imagens, figuras, murais e móbiles.
A APRENDIZAGEM NOS INDIVÍDUOS COM HABILIDADE AUDITIVA
São pessoas que precisam ouvir para aprender. Pensam alto e repetem o que ouvem. São ótimos para contar histórias, piadas. Adoram a sua própria voz. Normalmente são aqueles que falam nas aulas,mesmo quando o
professor está explicando, não se seguram. Gostam de ouvir explicações orais, sua leitura é normalmente mais devagar. Adoram trabalhos que exigem a fala, a explicação. São potenciais criadores musicais, compositores,
criam rapp, canções. A música o som afeta suas emoções e geram sensações no cérebro que facilitam a aprendizagem.
Para ter melhor rendimento, eles ouvem músicas baixinho ao produzir textos escritos.
São sujeitos que necessitam ouvir para aprender e entender. Lembram das falas das pessoas com quem conversou. Adora trabalhos em grupos. São falantes.
A APRENDIZAGEM E OS INDIVÍDUOS COM HABILIDADE SINÉSTESICA
As pessoas que processam informações de forma sinestésica, necessitam estar fisicamente envolvidas para entender e aprender. Assimilam melhor através de movimentos e toque. Sentem-se bem ao relacionar-se com
pessoas, abraçar, beijar, segurar. Comumente são aquelas que são percebidas de longe, falam com gestos e tocam as pessoas ao conversar. Podem ser melhores atletas. Atividades com modelagem, experiências, blocos e
demais objetos despertam a atenção. Dedicam-se em apresentação de festival de dança, dramatizações, projetos de estudos em grupo. No trabalho são mais efetivos ao participar de equipes. Preferem fazer experiências com
brincadeiras, com atividades engraçadas.
EXPERIÊNCIAS QUE CONTRIBUEM PARA APRENDIZAGEM:
Músicas com ritmo, exercícios rítmicos, teatro, declamar poesias, textos escrito, preparar comercial de TV, construir experiências modelos , dramatizar fatos reais, construir murais, produzir maquetes, desenhos de planta baixa,
croqui, desenhar mapas. Na matemática aprendem melhor com jogos ( dominó,bingos, dados) Aprendem usando objetos concretos, uso de compasso, cálculos com fichas, rascunhos, balança para medir quantidades. Etc.
Dessa forma pode se concluir que as pessoas utilizam suas habilidades para melhorar e superar suas dificuldades, ou até mesmo para saber como aprendem. Ter conhecimento de quais habilidades possui, traz inúmeros
ganhos para o indivíduo, pois através do seu autoconhecimento , esse pode assimilar com mais facilidade os conteúdos.
Por: Luzia de Matos. Pedagoga/Professora. Especialista em Psicopedagogia/ Gestão de pessoas/ Educação de Jovens e Adultos.
Referências:
Coelho,Jamile.Disponível em: http://perfilcognitivo.com.br/sinestesico-ou-cinestesico/,acesso em 28/05/2021.
Revista Abril.Disponivel em : https://super.abril.com.br/saude/todos-os-sentidos/Leia mais em: https://super.abril.com.br/saude/todos-os-sentidos/,acesso em 29/04/2021.
Gonçalves, Júlia Eugênia. Psicopedagogia para adultos e idosos. Diagnóstico e intervenção.Rio de Janeiro: Wak editora,2020.